Seguindo um sonho de vida no Japão

Dany

Muitos processos de mudança de país exigem seguir protocolos e regras que geralmente são cansativos e burocráticos. Ir para o Japão dentro de um relacionamento Homoafetivo é ainda mais complicado pelo simples fato do casamento entre casais do mesmo sexo ainda não ser reconhecido na terra do sol nascente.

Morar em outro país é algo difícil, principalmente se você não conhece o idioma. Eu vim morar com minha parceira no Japão em dezembro de 2019, depois de mais de 01 ano de planejamento. 

Porque decidimos morar fora do Brasil e porque escolhemos o Japão?

Bem, minha busca de moradia sempre foi pela qualidade de vida e pela segurança. 
Infelizmente atualmente o Brasil não nos oferece esses itens, e eu vivia em constante sensação de medo pela nossa segurança e de estar faltando alguma coisa. Como minha parceira é descendente de japoneses decidimos tentar morar no Japão pois sabíamos que a segurança neste país é grande. Através de redes sociais descobrimos que a Eremi é especializada em vistos para casais homoafetivos e então resolvemos entrar em contato com ela.

Como foi o processo:

Começamos o contato em 2018 com a Eremi, depois de consultas via Skype, definimos nosso plano de imigração. Minha esposa veio pro Japão em abril de 2019 e eu cheguei no finzinho de dezembro de 2019 com visto de visita à familiares, logo depois aplicamos para a mudança de status de visto que foi aprovado. O visto da minha esposa que é  descendente é  de 3 anos e o meu é  de dependente financeiro, com duração de 1 ano e tenho que renovar todo ano. Tudo que fiz foi acompanhada e assessorada pela Visa Navi Japan. 

Onde decidimos morar

A escolha da idade depende muito de afinidade com o lugar, o salário a receber e a proximidade com seus objetivos. Os nossos eram estar perto da família e próximo a polos industriais que nos permitissem maiores possibilidades de emprego. Escolhemos a cidade de Toyota, em Aichi. 

Depois de quatro meses no Japão, já comecei a trabalhar meio período em um fábrica, já fiz amigos japoneses e até apareci na TV japonesa! Ainda não sabemos se vamos ficar no Japão “pra sempre”. “Ainda é pouco tempo para termos essa resposta. Só sabemos que já conquistamos algumas coisas desde que chegamos aqui, e estamos aproveitando ao máximo essa oportunidade”.

Se vale a pena imigrar? 

Claro! Só pelo crescimento pessoal já vale. Mas não é fácil largar tudo e recomeçar do zero. Eu, por exemplo, deixei no Brasil uma posição profissional garantida numa empresa de prestígio. Por isso, acho que a pessoa tem que ter muita consciência do que está fazendo quando decide imigrar. É preciso muita coragem e objetivos concretos pra partir e não olhar pra trás.

Entendam que uma grande network que é fundamental para o sucesso de qualquer plano de imigração. E para aqueles que ainda estão na jornada, desejo força e fé. Vocês vão conseguir chegar lá! Daqui a pouco vai ser a vez de vocês compartilharem sua trajetória. E quando sua vez chegar, manda uma mensagem pra gente! Vamos ficar muito felizes de poder compartilhar casos de sucesso com nossos leitores.

Fiquem ligados para mais postagens do Blog com dicas!

Dany Utsumi

Dany
Dany Ustumi Organizador de conferências e eventos / Assistente Virtual