Como foi a viagem de ida para o Japão 

Como vocês devem saber, o Japão fica do outro lado do mundo (se considerarmos a saída a partir do Brasil, de onde eu venho). Vôos do Brasil para o Japão duram em média 24 horas (podem durar até 48 horas). Mas não existem vôos diretos. Normalmente é necessário pegar pelo menos 2 vôos, com uma escala em algum outro país. Daí vem o pulo do gato! 

Sempre nos perguntamos qual é a melhor empresa aérea? qual a melhor forma de se viajar por um período muito longo? Qual o melhor país para fazer escala e quanto tempo de escala deve ser feito para dar tempo de tudo? 

Bem, o que eu afirmo é: você precisa fazer muita pesquisa para escolher uma empresa que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu bolso. Pois cada uma delas tem alguma situação ou exigência. Seja preço, preferência de assentos, vistos de passagem pelo país de escala, quantidade de bagagem, eu aconselho tentar indicações de amigos e conhecidos ou mesmo ler os comentários de pessoas que já utilizaram serviços das empresas que você quer escolher, sempre faça muita pesquisa antes de bater o martelo.

Eu pesquisei inúmeras empresas, fiz orçamentos infinitos, enchi o saco de um monte de agentes de viagem para poder escolher, e ainda assim tive um prejuízo antes de conseguir meu tão sonhado ticket para embarcar. Então é necessário sim muita atenção e paciência para não passar por enrascadas.

Para chegar no Japão a partir do Brasil você pode desembarcar em Tóquio (Aeroporto Haneda), Nagoya (Aeroporto  Chubu Centrair), Osaka (Aeroporto Kansai) e Chiba (Aeroporto Narita). De lá  você pode fazer outras escalas de vôos para outros estados japoneses, ou mesmo pegar ônibus ou trem (não entrarei nesses detalhes, mas com uma simples consulta na internet você encontra mais a respeito de viagem dentro do país nesses transportes). 

Como eu sabia que só viajaria no fim de 2019 eu passei o ano inteiro pesquisando preços. Tentando escolher uma data apropriada, um aeroporto para descer no Japão. Como escolhi morar em Toyota, que fica em Aichi e como minha esposa já estava morando aqui, para chegar já seriam 2 vôos a partir do Brasil e para não ter que pegar um terceiro vôo pra o estado de Aichi, eu decidi descer direto no aeroporto de Nagoya que fica há umas 2 horas de viagem carro de Toyota.

Escolhas de empresa aérea:

Fiz muita pesquisa de quais as empresas os usuários mais reclamam dos voos, e percebi que existem inúmeras reclamações a respeito de varias empresas: 

  • Air China: muitas perdas de bagagem, comida ruim, serviço de bordo deixa a desejar 
  • Ethiopian: serviço de bordo ruim, e grande desconforto na escala onde ninguém te informa nada e você fica a deriva no aeroporto tentando se localizar e saber onde embarcar
  • United Airlines e All Nippon Airways: sempre tem escala nos Estados Unidos e mesmo os valores de passagem ser melhores eu não tinha visto de trânsito e gastaria mais uns 700 reais para obter um.
  • Air Canada: Precisa de visto de trânsito pro Canadá, mesma problemática da anterior.
  • Emirates e Qatar: Caro demais pro meu bolso!

Tinham outras empresas mas as que tinham mais comentários negativos eram essas. 

Mas como o ser humano é um ser ansioso e imperfeito, na época eu queria economizar e pensava mais no preço do que em certas dificuldades que eu poderia passar. Depois que você faz muitos orçamentos nos sites e nas agencias de viagens começa a desconfiar que as agencias na realidade estão te enfiando a faca e cobrando mais que o que deviam. Então encontrei uma promoção de voo pela Air China, muito mais barato que vários outros sites. Quase a metade do preço. Mas seria compra pelo site. 

Para aplicar para um visto de visita a parentes para o Japão é necessário ter uma reserva ou a passagem de ida e volta. Mesmo sabendo de casos de perda de bagagem e até de mal atendimento no serviço de bordo, fui la, ansiosa que sou e comprei pois tava barato, só que eu não li tudo como deveria e deixei passar que em caso de cancelamento eu não teria meu dinheiro de volta. Quando eu apliquei pro meu visto a primeira vez eles não quiseram pegar meus documentos pois eles exigiram um documento a mais da minha esposa que iria demorar 1 mês pra chegar. Mas eu já tinha comprado a passagem na Air China e com data para dias antes desse documento chegar. Fiquei com medo de pegar o documento e levar pra aplicar e eles exigirem outra coisa. Então por falta de conhecimento preferi cancelar a viagem. E me dei mal. A empresa cancelou e depois do cancelamento realizado informaram que o dinheiro não seria devolvido porque comprei na promoção. Mesmo cancelando mais de 1 mês antes. Até procurei advogados pra me auxiliar mas não tinha o que fazer, eu quem fiz a compra errada, pois nos Termos e condições no site deles diziam isso (quem é que lê tudo de termos e condições em sites nos mínimos detalhes? Pois é, eu não.) no fim das contas perdi R$ 3.500,00. Um mês depois chegou o dito do documento, e voltei no consulado e eles ainda demoraram mais 1 semana pra me dar a resposta. A essa altura minhas unhas já quase não existiam de tanto eu roer elas de ansiedade.

Daí resolvi voltar a falar com os agentes de viagem para orçamentos, pois não queria correr o risco de comprar passagem errada de novo. De todas as opções que me deram eu preferi escolher a Lufthansa, pois a grande maioria dos comentários de usuários a respeito dela eram positivos. (E também decidiu que Air China nunca mais!) 

Resumo do que me ajudou a escolher a empresa aérea:

  • Eliminei voo desnecessário descendo no aeroporto mais perto da cidade que eu iria morar
  • Eliminei empresas que usuários reclamam frequentemente de voos, serviço de bordo, perda de bagagem e grande desconforto e que não devolvem o dinheiro em caso de cancelamento.
  • Eliminei a necessidade de vistos a mais parando em países que exigem vistos que eu não tenho.
  • Eliminei as que não cabiam no meu bolso.

O voo foi bem tranquilo, fiz escala em Frankfurt, e acreditem 3 horas de escala as vezes é pouco para chegar, fazer a passagem pela imigração, encontrar o terminal para o próximo voo fazer check in e embarcar. É uma correria pois o embarque é longe e tem que pegar um trem dentro do aeroporto para ir para a outra area de embarque. 

Foram 2 dias de viagem, contando com o tempo de vôo, espera nos terminais de embarque, escala e caminho por terra para sair de onde eu estava em São Paulo e para chegar em Toyota.

Cheguei esgotada, tive 3 dias de Jet lag, sentindo tonturas e cansaço. Mas muito feliz por estar do lado da minha esposa depois de 8 meses longe dela. 

Ufa, este foi longo. Rsrs Peço desculpas por isso. 

Fiquem ligados para as próximas postagens e mandem suas perguntas e comentários sobre o que estão achando do nosso blog!

Abraços

Dany Utsumi

Dany
Dany Ustumi Organizador de conferências e eventos / Assistente Virtual