O visto de Atividade Designada para o casal do mesmo sexo

Normalmente, se você já está trabalhando no Japão e quer trazer sua esposa ou marido, você pode solicitar um certificado de elegibilidade de um visto de dependente para ele(a). Assim que isso for aprovado, você pode enviar o certificado para ele(a) no país de origem, e ele(a) se aplica para um visto de dependente lá. Mas esse processo não é aplicável para os casais do mesmo sexo. O seu cônjuge tem que solicitar um visto de estadia de curto prazo no país de origem, e vêm para o Japão com este visto. Em seguida, o seu cônjuge tem de aplicar a mudança de visto para o visto de Atividade Designada, que é como um visto de dependente para o parceiro do mesmo sexo. Assim que isso for concedido, o seu cônjuge pode viver com você no Japão. No entanto, este tipo de visto não inclui autorização para trabalhar em tempo integral, como nos demais casos. Mas se ele ou ela quiser, pode obter permissão para trabalhar a tempo parcial.

Dois processos para o casal do mesmo sexo:

Como você pode ver, existem dois processos envolvidos para o casal do mesmo sexo:

Processo 1: obter o visto de estadia de curto prazo no país de origem
O seu cônjuge precisa fazer isso, por si mesmo, no seu país de origem. Ele(a) precisa entrar em contato com o consulado japonês e dizer-lhes o propósito da visita ao Japão e solicitar os documentos necessários. Uma vez que ele(a) adquire os documentos, deverá entrar com pedido para o visto de estadia de curto prazo.

O que eu posso fazer: Se eu pegar este processo 1, ajudarei a preparar os documentos necessários que serão entregues ao consulado japonês no seu país. Além disso, vou escrever uma carta explicando que este processo é aconselhado pela imigração japonesa, que o requerente deve entrar no Japão pelo visto de estada de curto prazo, em seguida, alterá-lo para o visto de atividade designada etc.

Processo 2: Alterar o visto de estadia de curto prazo para o visto de Atividade designada

O que posso fazer: Se eu pegar este processo 2, prepararei todos os documentos necessários, incluindo a carta  explicativa. Vou pedir-lhe para obter alguns documentos e os colocarei todos juntos, criando um pacote. Uma vez criado, enviarei pelo correio à vocês. Você e seu cônjuge irão para a imigração, com este pacote em mãos, e aplicarão a mudança de status de visto para Atividade designada. Se for rejeitada, você precisa ir para a imigração e pedir a razão pela qual ela foi rejeitada. Se a razão puder ser consertada, fornecendo documentos adicionais, então podemos reaplicar e para isso eu ajudarei a fazê-lo.

Contate nos

visanavijapan gyoseishoshi
Looking for help for the same sex married couple’s visa? Visa Navi Japan can help you obtain the visa for your spouse.

Eu não falo Português, por isso vou responder-lhe em Inglês, mas vou tentar explicar-lhe com um simples Inglês. Se você quiser saber mais sobre isso, por favor entre em contato comigo através do formulário de consulta. 

 

Visa Navi Japan
Address : Ootemachi ko-ta-su 802 Ootemachi 5-14-10, Naka-ku, Hiroshima, Japan 730-0051
Open Hours : 9:00 – 19:00  Closed : Monday
TEL & FAX : 082-258-4554